Aeroportos em que a ANCAB está presente

Aeroporto Santos Dumont

No Rio de Janeiro, o transporte comercial empregando hidroaviões utilizava o atracadouro da Ponta do Calabouço. A aviação de pouso e decolagem terrestre, ainda insipiente, aproveitava o Campo de Manguinhos e os aparelhos militares …

Aeroporto Internacional Viracopos / Campinas

Localizado a 14 quilômetros do centro de Campinas e a 99 quilômetros de São Paulo, o Aeroporto Internacional de Viracopos tem acesso pelas rodovias Santos Dumont, Bandeirantes e Anhanguera.

Aeroporto Internacional do Recife – Guararapes – Gilberto Freire

O novo Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre opera desde julho de 2004 em 52 mil metros quadrados de área.

O Guararapes teve sua …

Aeroporto Internacional do Galeão – Antonio Carlos Jobim

A história do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, na Ilha do Governador, como base de antiga aviação naval, começa em 1924 com a instalação da escola de aviação. Fundada em 1916, a Escola de Aviação Naval teve suas …

Aeroporto Internacional de São Luís – Marechal Cunha Machado

Em 1942, uma pista de grama medindo mil metros (a pista 09/27), que atendia a Base Aérea do Exército Brasileiro, era o único meio que São Luís dispunha para receber vôos.

Aeroporto Internacional de Salvador – Deputado Luis Eduardo Magalhães

O Aeroporto Internacional de Salvador-Deputado Luís Eduardo Magalhães está situado numa área de mais de seis milhões de metros quadrados, entre dunas e vegetação nativa …

Aeroporto Internacional de Porto Alegre – Salgado Filho

Com 37,6 mil metros quadrados de área construída e quatro pavimentos, o terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Porto Alegre pode receber até 28 aeronaves de grande porte, simultaneamente …

Aeroporto Internacional de Pampulha – Carlos Drummond de Andrade

Desde março de 2005, o Aeroporto de Belo Horizonte voltou à sua vocação original e opera apenas vôos regionais para o interior do Estado. À pedido da Prefeitura de Belo Horizonte, o aeroporto …

Aeroporto Internacional de Navegantes – Ministro Victor Konder

Em julho de 2004, a Infraero inaugurou a área de desembarque internacional, primeiro passo para que o aeroporto fosse oficialmente internacionalizado. A internacionalização foi oficializada  …

Aeroporto Internacional de Natal – Augusto Severo

No Aeroporto Internacional Augusto Severo há uma população fixa de mais ou menos de 1.400 pessoas -(estando o sistema de credenciamento em atualização), distribuídos em todos os segmentos. Nele circulam diariamente …

Aeroporto Internacional de Manaus – Eduardo Gomes

O Decreto nº 70.319 de 23 de março de 1972 criou a Comissão Coordenadora do Projeto Aeroporto Internacional de Manaus/CCPAIM), incumbida de coordenar todos os trabalhos relativos ao projeto e à construção do Aeroporto de Manaus …

Aeroporto Internacional de Maceió – Zumbi dos Palmares

Maceió entrou na rota dos grandes aeroportos do Nordeste. O Governo Federal e a Infraero construíram o novo Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, com 22 mil metros quadrados de área e capacidade para receber 1,2 milhão de passageiros por …

Aeroporto Internacional de Guarulhos – Governador André Franco Montoro

A construção do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos foi idealizada na década de 70. Estudo de engenharia produzidos por empresas nacionais e estrangeiras, e razões de ordem estratégica indicavam ….

Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins

O terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Fortaleza é totalmente climatizado e dividido em quatro pisos. No subsolo, encontra-se o estacionamento de veículos com capacidade para mil vagas, os caixas eletrônicos e o ponto ….

Aeroporto Internacional de Florianópolis

A história do Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz retrata os primórdios da aviação na América do Sul.

Em 1922, a Ilha de Santa Catarina foi escolhida para abrigar as instalações do ….

Aeroporto Internacional de Curitiba – Afonso Pena

O traçado da pista do aeroporto é o mesmo da época da 2ª Guerra Mundial, quando ele era a Base Aérea Afonso Pena. Em 1946, a aviação civil passou a operar na base com vôos regionais e internacionais, sendo construída uma estação de passageiros utilizada até …

Aeroporto Internacional de Congonhas – São Paulo

O nome Aeroporto de Congonhas é uma homenagem ao Visconde de Congonhas do Campo, Lucas Antônio Monteiro de Barros (1823-1851), primeiro governante da Província de São Paulo após a Independência …

Aeroporto Internacional de Confins – Tancredo Neves

A construção do Aeroporto Internacional Tancredo Neves/Confins nasceu de contingências inadiáveis para o transporte aéreo da região metropolitana de Belo Horizonte/MG. No início da década de 70, com …

Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek

Brasília era apenas um projeto quando o presidente Juscelino Kubitschek pousou pela primeira vez no Planalto Central, no ano de 1956. Mas o aeroporto já existia e se chamava Vera Cruz …

Aeroporto Internacional de Belém – Val-de Cans

Desde 2001, o Aeroporto Internacional de Belém se transformou em um exemplo do padrão que a Infraero implementa em seus aeroportos.

Imponente em meio à vastidão da Amazônia, o desenho …

Aeroporto de Vitória – Eurico de Aguiar Salles

O Aeroporto de Vitória está situado em Goiabeiras, local escolhido pelo engenheiro francês da Lignes Latécoere antes de 1930. As empresas brasileiras usavam inicialmente hidroaviões, que pousavam num bairro chamado Santo Antônio – onde funcionava, paralelamente ao Aeroporto ….

Aeroporto de Porto Seguro

O Aeroporto de Porto Seguro é o único aeroporto importante em termos de movimento de passageiros, não administrado pela Infraero.

Há mais de 16 anos o aeroporto vem sendo administrado pela iniciativa privada, a partir de convênio da União com o Estado da Bahia, o qual vem concedendo …