Aeroporto Internacional de São Luís – Marechal Cunha Machado

Em 1942, uma pista de grama medindo mil metros (a pista 09/27), que atendia a Base Aérea do Exército Brasileiro, era o único meio de que São Luís dispunha para receber vôos.

Em 1943 passou a funcionar a Base Americana (exército e marinha) e foi construída a pista 06/24, com pavimentação asfáltica. Em 1946, as instalações foram entregues ao Ministério da Aeronáutica.

Em 1974, o então Ministério da Aeronáutica transferiu à INFRAERO a jurisdição técnica, administrativa e operacional do aeroporto Marechal Cunha Machado.

Um milhão

O atual terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado/São Luiz foi inaugurado em junho de 1998.

Com uma área coberta de 8,1 mil metros quadrados e capacidade para atender até um milhão de passageiros por ano, o aeroporto está localizado a cerca de 13 quilômetros do centro da cidade.

Em outubro de 2004, passou a ser internacional. A internacionalização do aeroporto era uma solicitação antiga dos operadores de turismo da região. A Secretaria Extraordinária de Turismo do Estado do Maranhão tem trabalhado para atrair vôos fretados provenientes dos países da Europa, como Portugal, Itália, Alemanha e Espanha.