Quem somos

A ANCAB – Associação Nacional de Concessionárias de Aeroportos Brasileiros – reúne empresas comerciais que operam nos aeroportos brasileiros, tanto nas áreas alfandegadas (Duty Free) quanto nas áreas do mercado interno (Duty Paid).

Nosso objetivo

De acordo com seu estatuto, a ANCAB tem por finalidade promover, defender e administrar os interesses comuns das empresas concessionárias ocupantes de áreas nos aeroportos em território brasileiro, tendo como objetivo principal a representação institucional de suas associadas perante as demais entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, podendo, para tanto:

Realizar, patrocinar e promover a defesa dos interesses comuns de suas associadas.

Realizar, patrocinar e promover cursos, conferências, seminários, mesas redondas, conclaves e congressos, destinados a divulgar seus objetivos e a manter o intercâmbio de informações técnicas para o aprimoramento dos serviços prestados.

Estabelecer as normas éticas que devem nortear as atividades de suas associadas.

Promover a defesa da livre concorrência e dos princípios da ordem econômica nos diversos setores de atuação de suas associadas.

Participar, como representante de suas associadas, de colegiados em âmbito nacional, estadual e municipal, visando aperfeiçoar a legislação e os procedimentos relacionados com a defesa de seus interesses comuns.

Defender os interesses de suas associadas junto às empresas ou grupos empresariais para, assim, propiciar uma maior transparência nos assuntos relacionados com suas atividades.

Representar as suas associadas junto aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, podendo propor as representações/reclamações administrativas e as ações judiciais que se fizerem necessárias para evitar lesão aos direitos comuns de suas associadas.

Parcerias

A ANCAB trabalha em sintonia com os órgãos governamentais diretamente responsáveis pelos aeroportos brasileiros: Ministério da Defesa, SAC, ANAC, INFRAERO, Ministério da Fazenda, Receita Federal, Ministério do Turismo, Ministério da Justiça, ANVISA e Comando da Aeronáutica, além do Ministério do Trabalho, entre outros.

  • ABAG

    Associação Brasileira de Aviação Geral

  • ABEAR

    Associação Brasileira das Empresas Aéreas

  • ABETAR

    Associação Brasileira de Empresas de Transportes Aéreos Regionais

  • ABRASCA

    Associação Brasileira dos concessionários Aeroportuários

  • ANAC

    Agência Nacional de Aviação Civil

  • ANEAA

    Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos

  • CENIPA

    Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos

  • INFRAERO

    Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária

  • SAC

    Secretaria de Aviação Civil

  • SNEAA

    Sindicato Nacional das Empresas de Administração Aeroportuária

  • SNETA

    Sindicato Nacional de Táxi Aéreo

Congresso Nacional / INFRAERO

A ANCAB busca estabelecer permanente interlocução com o Congresso Nacional, acompanhando os projetos relativos aos aeroportos brasileiros, assim como as tratativas e os eventos que dizem respeito à gestão aeroportuária.

A ANCAB e demais empresas

Congregamos esforços com as companhias aéreas e empresas que trabalham em nossos aeroportos, realizando promoções conjuntas que buscam o aperfeiçoamento e o desenvolvimento de novas tecnologias nas respectivas áreas de atuação, com o permanente foco no melhor atendimento ao usuário.

Receitas

RECEITAS COMERCIAIS – UM PLUS

O conceito de shopping em aeroporto há algum tempo adotado pela INFRAERO segue uma tendência mundial.

Do 1,6 milhão de dólares que a Autoridade Britânica de Aeroportos (BAA0 gasta diariamente na manutenção e em obras de seus aeroportos, 52% vêm da arrecadação com o comércio nos terminais de passageiros.

INFRAERO – RECEITAS COMERCIAIS

No caso da INFRAERO, as receitas das planilhas dos resultados da empresa representaram no faturamento anual dos anos de 2004, 2005, 2006 e 2007, 2008, 2009 e 2010 as seguintes médias de percentuais:

26%

Áreas comerciais

24,75%

Tarifa de embarque

23,5%

Carga aérea

25,75%

Outros